Lúcio Nunes – 21/07/2022

Especialista em marketing e comunicação digital,
Angelo Whosoever detalhou a nova realidade
replicada em dispositivos digitais

A infinidade de possibilidades abertas pelo metaverso – um ambiente virtual imersivo, compartilhado e hiper-realista, visto por muitos como o futuro da internet atual – foi o ponto central da palestra do especialista em marketing e comunicação digital Angelo Whosoever, um dos convidados do Sebrae no quarto dia de programação da Expo Cidades Criativas Brasileiras.

A apresentação abordou inicialmente os diferenciais da nova tecnologia em relação aos demais emuladores de realidade paralela. Entre eles, o uso de códigos abertos, a descentralização, a capacidade de composição e o direito de propriedade.

Atraindo cada vez mais adeptos por sua infinidade de recursos, gráficos e recompensas, o metaverso permite que seus usuários realizem compras de representações digitais de itens dos mais diversos, que vão desde ilustrações e músicas até imóveis, carros e experiências compartilhadas com celebridades.

Neste contexto, prosseguiu Angelo, os NFTs (non-fungible-tokens) se destacam como “uma das mais valiosas moedas deste novo universo que se descortina”.

Trata-se de ativos usados para negociar os itens digitais que, além de únicos, também são considerados insubstituíveis, graças à criptografia por blockchain, que permite o compartilhamento transparente do histórico de transações financeiras. Com isso, a precificação passa a ser definida pelo interesse de quem compra – e não pelo mercado.

O palestrante também dedicou parte do seu tempo à “gamificação” – tendência comportamental em transportar a lógica dos jogos para o metaverso, mesmo em áreas não destinadas a esse fim.

“Todas as nossas ações ali se encaixam no que o pesquisador taiwanês Yu-Kai Chou chama de oito principais motivações humanas, entre elas o desenvolvimento a partir da ação e realização, a tendência à propriedade e possessão e a sensação de influência e pertencimento”, comparou.

Por fim, o especialista em marketing listou personalidades e empresas  que já aderiram à novidade e hoje exploram suas possibilidades como “propriedade do futuro”.

Entre os citados em âmbito internacional, o rapper Snoop Dogg, que está transformando todo seu catálogo musical em NFT’s; a DC Comics, com produtos e oportunidades exclusivas aos fãs de Batman, inclusive a chance de colaborar em futuros roteiros; e o Festival Coachella, que recentemente ofereceu ingressos vitalícios a sua comunidade virtual, revertendo parte dos valores para ações sustentáveis.

Já no Brasil, as experiências da nova plataforma têm atraído nomes que vão de Milton Nascimento a Rony Meyer (CEO do Grupo Reserva), passando por Gilberto Gil, Neymar, Banda Maneva e Marco Luque. O último, por sinal, será sócio de Angelo Whosoever no primeiro congresso de quadrinhos do metaverso, o Artists Alley – a ser lançado em breve.

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